terça-feira, 18 de junho de 2013

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PLAY STATION 4!

brofist gamers!
Enfim, todas as informações num único lugar. Tudo o que vocês precisam saber a respeito do grande rival do X-One!
Sem mais delongas, vamos lá!
Anunciado em Fevereiro passado, a Sony vinha fazendo mistério a cerca do design do seu novo console. No mês em questão, apresentou apenas o controle batizado de DualShock 4 que, por seu design elegante atiçou ainda mais a curiosidade de quem estava na conferência.
Porém, a espera não foi muito longa, afinal, por uma questão de estratégia, a Sony só mostrou a nova face do Play Station 4 (PS4) após o anúncio do Xbox One (X-O) em Junho. A principal característica visual do novo console é sua releitura mais estilizada do antigo Play Station 2 porém com linhas mais arrojadas e formato transversal. Seu tamanho também é um atrativo pois o pequeno potente se encaixa até no mais diminuto espaço da casa.
O estilo do PS4 não escapou de inúmeros comentários e até comparações. Internautas e pessoas ligadas ao mundo dos jogos apontaram certas semelhanças entre PS4 e X-O, dizendo ser o console da Sony a versão Slim do X-O (!?). Quanto a isso não há muito o que dizer. Acho que ambos tentaram inovar e acabaram segundo a mesma tendência.
Porém, as comparações não diminuem mesmo quando analisando a frio modo seu conteúdo de hardware.

Hardware

O PS 4 contará com uma APU "single-core" criada pela AMD em parceria com a Sony. Esta consiste numa CPU e GPU integradas. Com uma CPU octacore de 64-bit x-86 baseados na arquitectura Jaguar da AMD. Este processador marca uma mudança do "poderoso, mas difícil de desenvolver" processador Cell encontrado no PS3. Já sua GPU  é baseada na nova geração gráfica AMD Radeon que possui desempenho de 1,84 Teraflops/s e inclui tecnologia gráfica dedicada para a compressão e descompressão vídeos.
O console vai incluir também um chip secundário personalizado que irá lidar com as características de download e uploads. Este chip vai permitir que o sistema possa perfeitamente descarregar jogos em segundo plano, mesmo quando o sistema estiver desligado (em modo de espera).o_O
O PlayStation 4 virá com 8GB GDDR5 de memória com sistema unificado, permitindo 176GB/s de largura de banda, 16 vezes mais do que o encontrado no PS3. Esta quantidade de RAM é bem vista pelos produtores e pretende dar ao console um maior tempo de vida. A arquitetura da memória unificada permite que a CPU e a GPU tenham acesso a uma memória consolidada, retirando a exigência de memórias dedicadas para CPU e GPU separadamente. Por vezes, a arquitetura separada existente no PS3 foi considerada problemática. As escolhas em relação à memória RAM darão ao PlayStation 4 várias possibilidades.
O leitor  Blu-ray a 6xVAC (velocidade angular constante) com uma velocidade de leitura máxima de 27MB/s – um aumento de 2x a velocidade do seu antecessor, que tinha máxima de 9MB/s. Anúncios anteriores a apresentação indicavam que o leitor não seria capaz de ler discos de 100GB (quatro camadas), uma nova tecnologia Blu-ray foi desenhada para suportar não só os novos discos mas também resoluções 4k.
Apesar do console suportar saída 4k para fotos e vídeos, os jogos não rodarão nesta resolução, acreditando-se que 1080p será a resolução máxima para os jogos. Seu armazenamento interno de 500GB que pode ser aumentado pelo jogador é um diferencial a mais para o console no mercado (suga Microsoft!)
A conexão de internet do PlayStation 4 fica a cargo do wi-fi de 802,11 b/g/n, bem como ligação Ethernet(10BASE-T, 100BASE-TX and 1000BASE-T).Suportando ainda conexões USB 3.0 (não especificado o numero de entradas) e Bluetooth 2.1. Uma porta auxiliar também será incluída para a ligação com o PlaStation 4 Eye (Camera). O sistema virá com um fone que pode ser ligado ao controle DualShock. Quanto à saída de vídeo,  HDMI (óbvio).

Controle

O DualShock 4 é visivelmente  semelhante ao DualShock 3. A conexão com o console é via Bluetooth 2.1 EDR. E não haverá compatibilidade com o DualShock 3. O DualShock 4 está equipado com vários recursos novos, incluindo uma base touch de dois pontos na parte da frente do controle, que pode ser clicado. O controle irá suportar a detecção de movimento por meio de um giroscópio de três eixos juntamente com três eixos de acelerómetro que contêm vibração melhorada. Inclui uma bateria de lítio-ion (li-on) recarregável mas não-removível,capaz de armazenar 1.000 mAh. 
O controle dispõe de vários conectores de saída. Um conector estéreo (conector TRS de 3,5mm), vai permitir a ligação de fone de ouvido, para permitir ao usuário se comunicar simultaneamente. A entrada micro USB serve também para carregar através do próprio console ou um carregador separado (mesmo quando em stand by). Além do mencionado, haverá também um alto falante (hum... interessante...)
A barra de luz encontrada na sua parte posterior pode exibir cores diferentes para indicar qual é o player e para indicar as mensagens críticas, tais como a energia baixa. O controle também irá interagir com a Camera.

PlayStation Camera

O PlayStation Eye foi redesenhado e rebatizado com o  nome  de PlayStation Camera.
O aparato irá incluir duas câmeras de 1280 × 800px. A configuração da câmara dupla permitirá diferentes modos de operação, dependendo do aplicativo de destino. As duas câmaras podem ser utilizadas em conjunto para a profundidade de detecção de objetos dentro do seu campo de visão, semelhante ao que faz o Kinect. Alternativamente, uma das câmaras pode ser usada para gerar a imagem de vídeo, sendo a outra utilizada para rastrear o movimento.
A PlayStation Camera também contará com um microfone de quatro canais,que irá ajudar a reduzir o ruído de fundo e pode até ser usada para emitir comandos além de gravar vídeos em formatos RAW e YUV (não comprimido).A PlaStation Cam conecta-se ao PlayStation 4 através de um entrada auxiliar no console.
A PlayStation Camera será vendida  separada do console,

Conexões com outros dispositivos

A Sony irá permitir que outros dispositivos interajam com a PlayStation 4. Além do PS Vita, smartphones e tablets poderão não só interagir com a interface mas também conseguirão "acordar" o PlayStation 4.
O PS Vita pode ser usado como uma segunda tela e exibirá vídeos em stream do console.  A Sony espera que grande parte dos jogos para PlayStation 4 possam ser jogados com o auxílio PlayStation Vita. Os produtores poderão acrescentar controlos específicos para a Vita via Remote Play. 
O aplicativo PlayStation App da Sony implementará as características de uso de um tablet, smartphone ou outros dispositivo portáteis, para interagir com a Playstation Netwark similar ao que faz o Smart Glass para Xbox 360. O PlayStatioSoftware e Serviços

O aplicativo estará disponível para iOS e Android Os jogadores poderão utilizar este aplicativo para comprar jogos do PlayStation 4 e descarregá-los no console, ver vídeos ao vivo de jogos em stream e ver mapas dos títulos PlayStation 4.







Software e serviços

A interface do usuário foi completamente remodelada.  O formato é agora semelhante à da PlayStation Store A tela inicial do PlayStation 4 também terá conteúdos sociais. O perfil do usuário para os jogadores foi melhorado, mostrando a atividade recente, nome completo, troféus desbloqueados entre outros detalhes.A Sony espera tornar o PS 4 mais simples e rápido, além de querer evoluir os serviços oferecidos ao longo da vida do console. A PlayStation Network irá permitir aos jogadores acesso a uma variedade de serviços, a partir da  inclusão dos serviços Music Unlimited e Video Unlimited. Os clientes podem pesquisar títulos e descarregar jogos via Gaikai para testá-los, quase instantaneamente. O PlayStation 4 contará com vários serviços fornecidos por terceiros, como o Netflix ou o Amazon Instant Video, disponíveis a partir da interface. Em adição, enquanto se usa um jogo é possível fazer várias tarefas, como usar um browser. O PlayStation Plus seguirá um modelo semelhante ao atual.Quem aderir a este serviço terá acesso a descontos, jogos gratuitos e a possibilidade de guardar dados de jogos na nuvem. As principais diferenças reside na obrigatoriedade de assinar ao serviço para poder jogar online em multiplaye re as atualizações automáticas. (nada é perfeito não é senhores?)

Características sociais
O controle DualShock 4 inclui um botão de compartilhamento (SHARE).
 Pressionando esse botão, o jogador pode percorrer os últimos minutos de um jogo para selecionar um vídeo para partilhar. O vídeo pode ser carregado diretamente do console, seja para web ou para outros usuários da PlayStation Network. Os jogadores podem transmitir ao vivo os seus jogos através de serviços como o Ustream. Os amigos podem comentar e até ajudar. A tela inicial com conteúdo social foi um dos cinco grandes princípios abordados pela Sony na apresentação de seu console. Apesar do grande enfoque nos conteúdos sociais, estes são opcionais e podem ser desativados.
Os jogadores podem usar o seu nome real para que os seus amigos saibam quem você é, além de um nick para os jogos on-line.

 Conteúdo físico e digital

O sistema conta com a possibilidade de transferência de conteúdo digital, incluindo jogos completos, semelhantes ao que já está disponível para o PlayStation Portable, Vita e  PS3 Quando um jogo é adquirido, não é preciso que a transferência termine para começar a jogar. Basta transferir parte do jogo, que o restante será descarregado durante o jogo.  O PS 4 terá tecnologia que detecta as preferências de jogos oferecendo assim uma gama de outros games que o usuário possa se interessar. Caso se interesse, o console transfere automaticamente o(s) título(s) em segundo plano,  economizando tempo.

A Sony não irá proibir o uso de jogos usados como também não irá exigir uma ligação permanente à internet (suga de novo Microsoft!).
Apesar dos troféus não terem sido mencionados na conferência, a interface do console dos jogos terá esse suporte. O PlayStation 4 vai ter um "Perfil do Utilizador" melhorado, mostrando atividade recente, nome completo e outros detalhes e a adição aos troféus já desbloqueados.

PlayGo

Quando é seleccionado um título em formato digital, apenas uma porção dos dados do jogo será transferida para o sistema antes de se poder iniciar enquanto as partes restantes serão transferidas enquanto se joga, reduzindo o tempo de espera. Se os usuários preferem jogar diretamente a partir do disco, o PlayGo irá instalar os dados do jogo no HD, reduzindo o tempo de carregamento (loading). Similarmente, as atualizações do sistema são descarregadas em segundo plano, perfeitamente, sem interrupções.


Retro-compatibilidade

O hardware do PlayStation 4 não suportará ler nativamente títulos do PS3, consequência de sair da arquitetura Cell do PS3 para a x86-64 do PlayStation 4. O PlayStation 4 também não suporta títulos do PlayStation 3 no formato PlayStation Network. Como uma solução de longo-prazo, a Sony está  considerando emulação ou opções em nuvem para os jogos da PlayStation Network atual. 

Existe um plano para lançar um serviço em nuvem via Gaikai uma companhia comprada pela Sony, que irá disponibilizar jogos dos Ps1, Ps2 e Ps3 em streaming para o  PlayStation 4.
Bem senhoras e senhores, demorou mais veio. Tudo o que encontrei de mais relevante a cerca do pequeno potente foi disposto acima. Espero que me desculpem a demora, mas ler e ainda filtrar o que é mais interessante leva tempo!
Quero apenas adicionar uma opinião pessoal quanto ao conteúdo. A Sony inteligentemente esperou para ver as armas do rival para então colocar seu produto definitivo no ar. E o Rival do X-O não veio menos competitivo, chego a dizer que é até mais interessante por eliminar as limitações que a Microsoft impôem com sua nova política de utilização dos jogos usados e a exigência de conexão com a internet.
O futuro reserva surpresas para ambos os consoles porém, fica claro que o vento parece soprar a favor da Sony e seu PlaStation 4.
Então é isso senhoras e senhores.
Até mais!

fonte: sites diversos da web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário