quinta-feira, 23 de maio de 2013

VEM AÍ: A NOVA GERAÇÃO DOS CONSOLES!

brofist gamers!

Em breve devo fazer um post bem completo a respeito do lançamento do Xbox One. Embora já existam inúmeras informações, vídeos e matérias a respeito, quero fazê-lo de uma maneira mais descontraída. Por hora, vou colocar algumas observações sobre o que esperar dessa nova geração de consoles e seus respectivos games.
Bom, é impossível dizer nesse momento se as duas maiores potências do mercado de consoles hoje, Sony e Microsoft, terão êxitos maiores uma contra a outra. Porém, ao assistir ao vídeo do lançamento do Xbox One, uma observação me veio a cabeça: será que o futuro dos consoles é se tornar uma central multimídia eficiente e divertida? A pergunta se torna ainda mais instigante se pensarmos que a Sony, em resumo, nos apresentou apenas um controle melhorado e mais bonito. A sacada da Sony parece ser exatamente mostrar o poder de fogo do seu console apenas e, eu disse APENAS depois que a Microsoft fizesse sua apresentação.



O que pude notar no vídeo é que a Microsoft (MS) aposta pesado no quesito interação. A mais eficiente versão de seu knect finalmente mostra as possibilidades que o periférico possui. Algo que não foi nem a 1% do poder de exploração do aparelho nesta geração. Integrar multi tarefa e multi serviços ao console abrirá um novo nicho de acesso e venda de aplicativos para as mais variadas possibilidades.
Mas... e a Sony? Claro. Pergunta natural. Bom, a empresa japonesa resolveu se impôr e, durante a apresentação da MS, postou alguns comentários em seu twitter oficial alfinetando a concorrência. A frase "Nós também temos" foi a que mais me chamou a atenção por justamente ter surgido após a apresentação das funcionalidades da dash board do Xbox. Mas... ter? Ter o quê? E se "ter" é apontar para funcionalidades iguais, ou quem sabe, melhores, será que se mostrarão tão eficientes? Só o futuro nos dirá.
Outro assunto que me chamou a atenção foi a adoção por parte da MS do formato Blu-ray. Isso equiparará e muito os gráficos dessa nova geração, acabando de vez essa coisa de que determinado console tem ou não gráfico melhor. Nesse quesito, o que o divisor de águas serão as exclusividades. Mas isso será assunto para o post que mencionei. Também para esse mesmo post, irei falar sobre os rumores sobre o valor a ser pago por uso de jogos usados e a obrigatoriedade de se conectar ao menos uma vez a internet para se poder jogar. É senhores, isso dará muito pano para manga! Se a MS apostar nessa possibilidade de se ter um sobre valor por uso de um jogo usado... sei não hein? Todo o esplendor das tecnologias apresentadas pela equipe Xbox podem ser ofuscadas por isso. Puro capitalismo selvagem!
Uma última palavra sobre tecnologia. Vi muita coisa bacana na apresentação. Fiquei até surpreso com o fato da MS liberar tantos detalhes sobre o console. Mas o que ao menos eu queria ver com mais avidez era a tecnologia de extensão de gráficos por parte do knect. Batizada de projeto light. Como não foi nem mesmo tocado no assunto pensei: Essa é a carta na manga da MS para depois da apresentação da Sony. Verdade ou não, apenas provavelmente na E3 que acontecerá no mês que vem poderemos ter mais informações sobre as armas da Sony para o embate com a MS e se essa tecnologia será apresentada.
Espero ter boas impressões assim como tive com a apresentação da Microsoft e seu Xbox One!

Então fica assim. Até mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário