segunda-feira, 27 de maio de 2013

PAPO & YO: UM ÓTIMO INDIE GAME QUE RESGATA O PRAZER DE JOGAR!

brofist gamers!

Hoje, eu tenho o prazer e a empolgação de trazer uma resenha de um jogo que me surpreendeu! Trata-se do criativo e divertidíssimo Papo & Yo.
Graças a indicação do meu primo do blog assuma que você é um nerd, eu tomei conhecimento desse jogo que me fez voltar à época do Donkey Kong de SNES (que saudade! horas em frente do console para jogar e ver a próxima fase...). Comparações a parte, o jogo nos ambienta numa realidade que tem como pano de fundo o Brasil e uma estrutura que lembra favelas do Rio de Janeiro. Mas a surpresa vai muito além dessa condição. Depois de quase uma no em exclusividade na PSN, o jogo chega à plataforma Steam, abrindo a possibilidade de outros gamers poderem colocar as mãos nessa obra de arte e... falando Portugês do Brasil (viva!). Papo & Yo conta a história de Quico que ouve, de todos, o tempo todo, que está amaldiçoado. Em suas andanças pela favela em que vive, acompanhado de seu brinquedo favorito Lula, ele consegue mudar o aspecto rígido do lugar com a ajuda de sua imaginação. Entre uma caminhada e outra, ele se depara com a criatura chamada Monster (sério?) que apesar de ser grande, se mostra benevolente e dócil. Isso até encontrar uma espécie de sapo venenoso.


Mas, além dos puzzles, desafios, diversão e criatividade surpreendentes, gráficos... nossa! Só jogando mesmo para ver! O jogo oferece, por trás de tudo, um conceito de arte (chupa congresso!). A real história de Quico, filho de um homem com problemas de vício, tem como objetivo aprender a controlar seu melhor amigo, que no caso é o seu pai, imaginado Monster, que como citei acima, é um ser dócil até consumir essa espécie de sapo venenoso, seu principal vício. Segundo o criador do jogo Vanderlei Caballero, Quico e a história de Papo & Yo é um retrato de sua própria infância. Quando criança, teve que lidar com o pai alcóolatra e com problemas "similares". Convém dizer que o criador do mundo de Papo & Yo é colombiano e escolheu o Brasil por suas experiências aqui e também de sua vida pessoal.
Cara... bacana demais isso! Acaba por mostrar que jogos não são apenas para realizar head shots ou recordes e conquistas. Um jogo pode sim divertir, entreter e ainda nos mostrar lições de vida! Papo & Yo nos presenteia com essa possibilidade e tem ainda uma narrativa que se explica através da jogabilidade, com quebra-cabeças que podem modificar o visual da favela e ainda dar ao jogador a oportunidade de testar seu raciocínio lógico em um jogo diferente.

Lançado em 14 de Agosto de 2012 na PSN pela Minority, empresa com sede no Canadá, sendo um dos games mais baixados na rede da Sony e levando prêmios por sua criatividade, o jogo desembarca agora na Steam e promete o mesmo sucesso que conseguiu no PS3

Bônus: abaixo, o vídeo de lançamento deste excelente título!



Espero que lendo um pouco sobre ele, vocês se sintam tão curiosos por ele quanto eu fiquei.
Então é isso! Até... mais!











Nenhum comentário:

Postar um comentário