Enfim, consegui reunir grande acervo de informações a respeito do console da nova geração da Microsoft.
Então, sem pormenorizar muito, vamos dar play!
É senhores (senhoritas também!), nem infinity, nem 720. O nome oficial do sucessor do 360 nada mais é do que One, Xbox One!
"mas soberano, por que esse nome tão simples?"
Respondo. A Microsoft responsável pelo projeto já vinha publicando notas e até mesmo respondendo a sites especializados quanto a essa especulação. Segundo Don Matrick, seria mais justo tratar o Xbox como "novo Xbox" e, utilizar nomenclatura que mostra apenas uma evolução da marca não fazia jus a seu poder. Quando eles disseram novo era mesmo NOVO!
Agora o design. Bom, uma imensa maioria dos que viram o lançamento do console, bem como a mídia especializada se surpreenderam com a nova face do console. Por meses a fio, foram postadas imagens e vídeos sobre como seria o aspecto do One. Nenhuma das projeções sequer passaram perto.
Misto de design black piano e roupagem fosca. Passa a impressão de ser dois aparelhos em um. O console aparenta ser resistente, parece se adaptar aos diversos ambientes da casa e mostra ter uma dissipação de calor muito boa pois possui ranhuras de liberação de calor em suas laterais, na parte traseira e superior. Isso mostra a preocupação da Microsoft em manter seu console em temperatura ideal, afastando o risco de 3 Red Lights que assombrava a geração anterior.
PAUSE: já existem memes feitos para trollar o novo design do One. Vou postar aqui uma delas apenas a título de informação.
É... não da para negar que o pessoal da Web não perdoa né? Pior que ficou parecido...
CONTINUE: Agora, um dos maiores pontos positivos do console, o controle!
Mantendo a base do seu consagrado joystick, ergonomia e design se unem para tornar o controle ainda mais confortável e bonito! Seus manches agora possuem uma superfície em relevo, o que tornará o contato com os dedos mais aderente, melhorando e muito a experiência de uso.
Seu design é uma junção do joystick do Xbox clássico e o Xbox 360. Os botões X Y A B, estão mais resistentes e macios e dentro de suas órbitas, a visualização se torna mais ampla. Ainda sobre os botões, a parte traseira do controle recebeu especial atenção. Há tempos os gamers vinham enaltecendo os gatilhos (LT e RT), mas sofriam de decepções enormes com o LB e RB, pois a resposta nem sempre era precisa ao clicá-los. Isso claro, aliadas as inúmeras reclamações de envio de seus joystics para manutenção por causa do uso prolongado e, como resultado, o desgaste precoce destes botões. Porém, isso se resolveu de vez nessa nova repaginação. Além dos celebrados botões "gatilho" mantidos e de resposta melhorada, os botões problemáticos agora adentram ao controle assim como os gatilhos, mas não tão profundamente, resolvendo então o problema de tempo de resposta ao utilizá-los.
Agora uma das vedetes da apresentação. Knect e o Windows 8 rodando ao vivo no novo console.
Finalmente nesta geração a Microsoft resolveu dar superpoderes ao seu periférico de inovação. O knect sofreu uma alteração meio que drástica no seu visual, algo proposital é claro, visando se adaptar ao visual do One. Sua base móvel o tornará extremamente adaptado aos ambientes de nossos modestos lares. Seu firmware foi totalmente revisto e refeito, dando a ele uma maior interação e resposta ao usuário. Algo que era meio caótico na sua versão anterior. Falarei mais da interação do Knect quando falar do Windows.
E por falar em Windows...
O sistema embarcado no One, como já anunciado, é o Windows 8 adaptado para o console. Suas funcionalidades mais interessantes, além do visual, envolvem comando de voz bem mais preciso, indexação de produtos como o Skype que pode ser usado para se comunicar em tempo real com seus amigos, serviços como o canal ESPN e Netflix e outros que ainda estão firmando parcerias com a Microsoft. Vindos para mostrar que o One não se limitará a uma unidade de jogos, mas sim um núcleo multi mídia. Como ponto forte, a interação com o knect permite ter resposta gestual muito mais precisa, além de usar o microfone do dispositvo para se comunicar através do Skype. Dentro do sistema, há inúmeras possibilidades de interação. Citando o comando de voz, é possível dizer ao Xbox que alterne entre jogar e assistir a um canal por exemplo, entre rodar um vídeo e atender uma chamada. Todo o sistema foi desenhado para tornar o Xbox One referência em diversão, não se limitando apenas a jogar.
Não seria uma informação completa se deixasse de citar que a Microsoft adotou o formato Blu-ray para rodar seus jogos. Algo que equiparará e muito os jogos dessa geração e acirrará a disputa com a Sony.
Agora um pouco sobre o hardware que sustenta toda essa inovação.
Conforme a imagem acima, as especificações do novo Xbox se equiparam ao console da Sony. Vamos a elas então:
- processador octa-core baseado na tecnolgia AMD Jaguar
- 8 GB de memória DDR3
- 2 portas USB 3.0
- armazenamento interno de 500 GB
- Wi-Fi Direct utilizado também para se comunicar com o novo controle e outros dispositivos
- GPU AMD preparado para Direct X 11.1 e com 32 mega de ESRAM e chip gráfico com arquitetura de 28 nm, com consumo esrimado de 100W, um pouco maior do que o atual Xbox
- vídeo de 1080 p e 4k ambos apoiados. Canais de áudio surround 7.1
- kinect integrado com tecnologia de 250.00 px no seu sensor infra-vermelho
- drive de blu-ray/dvd que será pouco usado, uma vez que o conteúdo do disco será copiado automaticamente para o armazenamento interno
- conexão HDMI 1.4
- rede gigabit ethernet e três conexões de rádio 802,11n separados, um para o controle, um para a internet e outro para conexão com dispositivos diversos através do Glass (telefones, tablets e o que mais for lançado).
FASE DE BÔNUS: Abaixo, o vídeo da conferência do Xbox One.
Bom, antes de terminar essa extensa matéria, quero abordar um tema que está gerando controvérsia: os jogos usados!
Pouco depois da polêmica sobre a cobrança no uso de jogos usados no Xbox One, a Microsoftveio a público acalmar os ânimos e garantir que isso não seria um bloqueio para os jogadores e que eles poderiam continuar comprando títulos seminovos. A empresa chegou até a comentar em uma ferramenta de revenda online, mas não explicou como isso deve funcionar e deixou todo mundo ainda mais confuso.
E se a companhia se mantém discreta em relação aos assuntos mais delicados de seu novo console, cabe a fontes anônimas ligadas à indústria trazerem as explicações que desejamos. Desta vez, foi um lojista britânico detalhou ao site MCV quais os planos da Microsoft com os games de segunda mão e como sua comercialização vai ser feita.
As lojas têm total liberdade para cobrar o quanto quiserem por um jogo, contanto que uma porcentagem desse valor seja revertida para a Microsoft e para a distribuidora — que, segundo o site ConsoleDeals, pode ser de até 10% do preço definiddo.
Mais do que isso, essa revenda só poderá ser feita em estabelecimentos parceiros da companhia e que tenham concordado com seus termos de uso e que estejam integrados ao seu sistema de conexão à nuvem, o Azure. A partir disso, o vendedor poderá “remover” o código de uso único de cada game e “devolvê-lo” à Microsoft — justificando a exigência do Xbox One de se conectar à internet uma vez por dia.
E por mais que essas informações não tenham sido confirmadas pela empresa, não é difícil encontrar a lógica por trás disso. O mercado de jogos usados é um dos maiores inimigos das desenvolvedoras e distribuidoras exatamente pelo fato de que ele não reverte nenhum centavo para os produtores de conteúdos. Se a estratégia da Microsoft for realmente essa, esse problema é eliminado. No entanto, resta saber como isso vai afetar o bolso do consumidor.
notícia por: baixaki jogos.
Conforme a própria notícia apresenta, será sim cobrado uma sobre taxa pelo uso e os valores estarão a bel prazer das lojas. A Microsoft apenas quer um percentual fixo dessas vendas. É meus caros, se for essa a atitude, as coisas irão desandar. Essa atitude parece penalizar mais o jogador, pois não há qualquer benefício a mais nessa visão para quem compra o jogo usado.
Por fim, vamos a lista de jogos já anunciados:
The Evil Within: Jogo do criador da consagrada franquia Resident Evil. Promete trazer de volta o clima dos antigos games de terror (medo!). Lançamento em 2014.
Halo 5: Dispensa maiores comentários. 2014 ou 2015
Thief: Um ladrão na idade média? Lembra algo a vocês?? Sem data correta. Qualquer momento de 2014.
Ryse: dos mesmo criadores de Crysis. Game de luta em primeira pessoa e que se passa no império romano, Será o primeiro a utilizar todo o poder do novo Knect e colocando nossa família em momentos de tensão por causa das prováveis televisões destruídas no processo de jogatina!
Call of Duty: Ghosts: gráficos excepcionais, histórias sólidas, armas e combates que beiram a realidade e interação. Fórmula vencedora da fraquia. Boatos de que será exclusivo. Lançamento entre nossa primavera e verão de 2013.
Destiny: dos mesmos criadores do Halo. Promete revolucionar as jogatinas FPS. Sem data ainda!
Dragon Age III: Inquisition: Continuação direta de DA: II. PAdeceu com alguns atrasos por causa da conversão para a nova geração. Lançamento em 2014.
Doom 4: Bethesda e Id unidas? Hum, prevejo uma renovação na franquia! Ainda sem data!
e por fim, The Witcher 3: Wild Hut:Suposto ùltimo episódio. Chega em 2014.
Além dos citados acima, ainda foram confirmados Forza 5( exclusivo), Rainbow 6: Patriots, Mafia 3, Watch Dogs, Assassins Creed VI: Black Flag e um novo Sonic.
Uma última curiosidade: nada foi dito sobre a tecnoligia de projeção de gráficos por parte (supostamente) pelo Knect, batizada de "Light". Acredito que seja o trunfo da Microsoft a apresentação real do Sony Playstation 4.
Pessoal, espero que tenha sanado a maioria das dúvidas. São muitas as informações a respeito na web. E me desculpem o tamanho do post, enxuguei o máximo que pude.
Sendo assim... Até mais!
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